Jovens Igreja do Deus Forte

“O JOVEM ÊUTICO” – Atos 20.7-12

No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos. Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto. Descendo, porém, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está. Subindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu.  Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados. (Atos 20.7-12)

Encontramos neste texto o exemplo claro de um culto de domingo à noite, igreja cheia, muito calor.

Agora estava na hora da Palavra e o Apóstolo Paulo estava inspirado pelo Espírito Santo…

Nesse culto, tinha um jovem chamado Êutico sentado na janela, olhando para a rua, achando o sermão uma chatice, prestando atenção na movimentação da rua. E encontramos em Êutico o exemplo do jovem despercebido com a Palavra de Deus.

Vejamos:

1) JOVEM  ATRAIDO PELA JANELA: Jovens criados na igreja que começam a ser atraídos pela janela do mundo e do pecado. Atraídos pela curiosidade, pelo gosto do perigo, as novidades, as aventuras, liberdade, ação, emoção…

2) JOVEM PRÓXIMO A JANELA: Agora, o jovem já está próximo, em frente à janela do mundo. A grande dúvida em sua cabeça é: até onde eu posso ir sem cair? Sem me comprometer? Qual é o limite, onde está a linha que divide a luz das trevas, o certo do errado?

Há uma enormidade de jovens das igrejas vivendo nesse limite perigoso, na linha que divide a simples curiosidade do ato, a libertinagem, a razão da emoção…

Quando advertido na janela do mundo, o jovem diz: Cair? Isso nunca acontecerá comigo!

3) JOVEM SENTADO NA JANELA, COCHILANDO: Infelizmente, muitos vivem assim: meio nas trevas, meio na luz; meio no mundo, meio na igreja; na tentativa frustrada de agradar a dois senhores, a Deus e ao diabo. São jovens que vão, aos poucos, ultrapassando o limite e experimentando o pecado e a janela do mundo.

No início, são poucos e doces momentos, mas depois a mente fica cauterizada até a queda total e o amargo da destruição.

4) JOVEM VENCIDO, CAÍDO E MORTO: O texto diz que o jovem foi vencido pelo sono, caiu do 3º andar e morreu. Morreu para a igreja, morreu para a sociedade, morreu para a família. É dessa forma que muitos jovens são vistos: caídos, destruídos e mortos.

Gente bonita, que louvava a Deus, estava na igreja, vivia em família, trabalhava. Jovens que foram vencidos pelo sono e da janela caíram.

Hoje, por causa dessa queda, muitos estão fora da igreja, da família.

DOIS DESAFIOS:

1) Se você não está passando por essa situação, mas conhece alguém que está, aí vão algumas dicas.

a) Paulo desceu: foi ao encontro, se dispôs a ajudar, se movimentou a favor dele, acompanhou, esteve com ele;

b) Paulo inclinou-se: numa atitude de compaixão, ajuda, paciência, diálogo, exemplos;

c) Paulo abraçou-o: demonstrou amor e não ódio e tocou nele com carinho e não teve nojo, ajudou-o no que ele mais precisava – TER VIDA!

Porque se a igreja não estiver interessada na vida desses jovens, o mundo e o inferno estão.

2) Se você está passando por alguma dessas fases (atraído, próximo, sentado, cochilando ou caído) da janela do mundo vai um conselho da Palavra de Deus: “Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o maligno… jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno” – I João 1.13 e14

About these ads

11 Respostas

  1. ...Elaine...

    Otimo texto….

    Deus Abençoe a todos

    24/06/2010 às 04:01

  2. Graça e Paz!
    Gostei da mensagem, no entanto, tenho outro ponto de vista acerca desta mensagem, não que sua interpretação do texto esteja errada, mas é que recebi de Deus uma visão diferente acerca de Êutico. Se quiserem compartilhar, estou disponível.
    Graça e Paz!
    williansjunior.1990@hotmail.com

    14/07/2010 às 19:15

    • Deus Forte

      Ok Willians, nos envie o link. Deus abençoe.

      17/07/2010 às 21:10

    • flavia cristina dutra

      irmao entao envie sua revelaçao pra o sait . eu tambem quero saber

      29/08/2011 às 14:01

    • sim

      02/02/2012 às 08:45

  3. igor rodrigo

    comentario muito prefundo

    Deus o abençoe .

    Igor rodrigoo

    01/08/2011 às 16:06

  4. weliton carlos

    eu nao vejo eutico como um jovem despercebido ou indeciso mas vejo ele como uma pessoa que precisava de uma oportunidade , talves se alguem tivesse se importado com ele dado uma chance de se sentar e ficar do lado de dentro ele nao teria caido da janela se alguem dissese a ele nao durma eutico vc vai vercer o sono ele talves nao tinha caido, muitos estavam preocupados em esperar paulo terminar seu discurso por q só pensavam em si mesmo a biblia deixa claro ele foi vencido pelo sono e álguem só é vencido quando luta até o final ele estava tentando ouvir a palavra quem sabe o esforço q ele fez para subir a janela ja o tinha fadigado avia muitas pessoas la nao tinha como ele entrar a nao ser se alguem desse uma oportunidade a ele..

    16/04/2012 às 13:31

    • Muito gloriosa a revelação que Deus te deu Welinton,ela não foje da mensagem ela ajuda esclarecer e aumenta a visão sobre o tema,só tende a acrescentas.
      Deus continue te abençoando com divinas revelações da palavra.

      19/05/2012 às 13:30

    • Danilo

      Nós vivemos um momento em que é fatal permanecer na janela, pois devemos decidir a que Senhor iremos nos dedicar, e devemos auxiliar aos irmãos para que não escolham a janela, para estarem preparados para o grande dia, “A VOLTA DO SENHOR JESUS”.
      A paz do Senhor irmãos.

      17/06/2012 às 00:16

  5. marcelo rodrigues

    Muito abençoada essa mensagem nos enriqueceu muito que Deus abencoe cada vez mais

    05/06/2012 às 10:59

  6. adalton fonseca

    Acredito que Eutico, estava muito interessado nas palavra do apostolo Paulo, e queria ficar até o fim, entretanto foi vencido pelo cansaço do dia, pelo calor e pela falta de estrutura do lugar onde se encontravam, é o que vemos hoje jovens até interessados na palavra de Deus, porem com tanto a fazer no dia a dia, trabalho, escola e outras coisa mais, temos é sim que ter algo nas Igrejas que chamem sua atenção, dar condições de assistirem aos cultos a Deus para que não sintam tédio, cansaço e desanimo, somente vontade de glorificar a Deus.

    18/06/2012 às 14:59

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 473 outros seguidores