Jovens Igreja do Deus Forte

O PRAZER DE SERVIR – Mt 5.38-42

 

A lei do Talião (olho por olho, dente por dente), não deve ser considerada como a lei da retaliação mútua, nem apenas da retribuição exata, mas principalmente a lei do respeito e da justiça.

Jesus ultrapassa a lei dizendo que a justiça deveria ser trocada pelo amor. Ele oferece três exemplos para nós: oferecer a outra face, dar a capa, e andar a segunda milha.

É sobre o último exemplo que quero tratar: “Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas”. A palavra “obrigar” tem uma história muito interessante. Ela vem de uma palavra persa que significa “correio” (aggaréus).

O correio persa era o melhor, o mais eficiente, e o mais rápido do mundo. O rei fez um teste para saber quanto um cavalo e um cavaleiro andavam durante um dia sem cair. Nessa distância, era colocado um posto militar em caminhos às principais cidades da época. Nesse posto militar, um outro conjunto de cavalo/cavaleiro aguardava a chegada da correspondência para conduzi-la até outro posto. Como numa corrida de bastão.

Porém, neste percurso, se houvesse algum problema com o cavalo, com o cavaleiro, com a alimentação, etc qualquer pessoa do caminho poderia ser solicitada, qualquer animal poderia ser confiscado para que a correspondência chegasse a seu destino.

Esse confisco ficou conhecido como a palavra: aggaréus = obrigar.

Mas havia dois problemas: o primeiro era que o país oprimido/escravizado, como os judeus, é que eram requeridos. O segundo é que começou a haver abusos nesses confiscos.

Com base nessa história da palavra “obrigar” (ligado a ser forçado a…) e que vamos tirar algumas lições para nós:Suponhamos que os opressores de vocês viessem e obrigassem vocês a servir de guias ou a levar uma carga para eles durante 1 milha do caminho, não cumpram esta obrigação com amargura e ressentimento; ande 2 milhas com alegria e boa vontade.” Essa é a mesma palavra encontrada em Mt 27.32, quando Simão, o Cirineu, foi obrigado a carregar a cruz de Jesus.

  1. Num sentido mais amplo, a nossa vida não nos pertence, mas sim, a Deus: A nossa liberdade tem o preço da nossa abnegação e serviço (Gl 5.13). Não devemos pensar na liberdade de fazer sempre o que queremos, mas devemos pensar em nossas obrigações e no privilégio que temos de poder servir ao próximo
  2. Devemos pensar em servir com alegria: A importância de sermos úteis para Deus e para o próximo. Quando nos encarregam de uma tarefa, ainda que seja difícil e não do nosso agrado, não devemos pensar no peso da obrigação que ela nos exige, mas no privilégio, prazer e alegria de podermos ser úteis para Deus e para o próximo.
  3. Temos um grande exemplo a seguir: Jesus. Ele sempre foi além da obrigação e da possibilidade humana, sempre com prazer e perdoando as falhas dos outros. O exemplo de Jesus na cruz é extraordinário. Ali Ele andou não a segunda milha, mas a milha infinita por nossos pecados e falhas. Jesus é o nosso grande exemplo.

Conclusão:

“Se alguém extorquir de ti o serviço mais desagradável e humilhante, se alguém te obrigar a fazer algo que invada os teus direitos e que ele não tem o direito de pedir, se fores tratado como uma vítima indefesa num país ocupado, não te ressentes disto. Faze o que te é pedido; faze ainda mais, faze-o com boa vontade, porque este é o modo correto de fazer”.

Uma geração que está perpetuamente exigindo os seus direitos deveria pensar nisto.

Fonte: Arial 12

Contribuição: André Rodrigues
Anúncios

6 Respostas

  1. Rufino

    Lindo esse post.

    Vamos servir!

    09/10/2009 às 11:56

  2. fabinha!

    A Paz!! muito legal o post…Servir ao Senhor com muito Amor..QUANDO ESTAMOS realmente no caminho de DEus e de seu Filho Jesus nunca será um esforço para fazer as vontades DELE…perdoar as falhas das pessoas e as nossas falhas de coração é um dos exemplos que mostra q realmente estamos andando com o Senhor, ….Fique com Deus, que Deus Abençoe cada vez mais a vida de vcs…Bjsss Amo todos vcs!!

    09/10/2009 às 13:33

  3. arial 12 hahahaha
    bela msg, DTA

    09/10/2009 às 15:54

  4. Victor

    mto boa mto boa mesmo era o que estava falatando 😉

    13/10/2009 às 01:53

  5. Natalia!

    Muitoo bom mesmoo. Servir é precisoo. Amei *—–*

    14/10/2009 às 14:33

  6. Muitoo bom. Servir é preciso. Amei *——-*

    14/10/2009 às 14:33

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s